8 dicas para fazer ondas perfeitas em cabelos lisos

A moda do cabelo volumoso com ondas pode ser desafiadora para quem tem os fios lisos e finos, que dificultam na hora de modelar as madeixas. No entanto, isso não é problema, apenas requer atenção com alguns passos para preparar as mechas antes e durante o processo, facilitando o penteado e aumentando sua durabilidade. Confira abaixo oito dicas para conseguir o ondulado perfeito:

+ Ácido hialurônico: tudo o que você precisa saber antes de usar

+ Cabeleireira usa rede social para revelar que lava os cabelos uma vez a cada oito semanas

1. Cabelo completamente seco e sem resíduos

Assim como no uso da prancha, enrolar o cabelo enquanto ele ainda está úmido é uma grade erro, porque além de danificar os fios, não favorece a modelagem. Se você acabou de lavar, certifique que não há nenhum resíduo de produtos de banho, como shampoo e condicionador, e espere até estar totalmente sem umidade, não precisa escovar, prefira a secagem natural ou apenas com o uso do secador.

2. Fios não muito limpos

Se ainda não lavou os fios e eles não estão totalmente sujos, opte por fazer suas ondas nesse momento, afinal, cabelo recém-lavado fica muito mais liso e dificulta o processo. Os óleos naturais que se acumulam nas madeixas criam uma textura para que a modelagem dure mais.

Para quem é adepta da lavagem diária, vale apostar em shampoo a seco ou aplicar um mousse capilar nos fios ainda úmidos para ajudar criar textura. O uso excessivo de condicionar também pode ser um vilão nesse momento, pois pode deixar excessivamente liso.

3. Aparelho ideal para o seu cabelo

Babyliss, triondas, escovas modeladoras e até as próprias chapinhas podem ser usadas para dar o efeito sereia com ondas ou cachos. Todos esses aparelhos possuem diversas opções de tamanho, o que vai influenciar diretamente no resultado. Geralmente, os que possuem uma área mais larga podem não ser ideais para cabelos finos e lisos, pois criam um efeito mais soltos que desmancha rapidamente. Prefira algo menor, com cerca de 2,5 cm de largura.

4. Temperatura certa

Ajustar a temperatura do aparelho é imprescindível, 180° é o ideal para os fios finos. O tempo que pressiona as madeixas dentro do modelador também precisa de atenção, porque se exagerar pode sofrer danos, se não for o suficiente a modelagem não consegue criar forma. Cerca de 10 segundos é o tempo recomendado. Também é muito importante fazer o uso de produtos com proteção térmica antes de iniciar o processo.

5. Pequenas mechas

Nada de mechas grossas, o truque é dividir o cabelo em partes iguais e sem exagero de fios. Além disso, para manter um efeito duradouro, vale enrolar cada mecha no topo da cabeça, com ajuda de grampos, e soltar apenas depois que todas estiverem frias.

6. Não escove ao terminar

Em primeiro lugar, não mexa em suas ondas até que elas estejam completamente frias. Para dar uma aparência natural, não escove, use apenas os dedos para soltar os fios suavemente ou, se quiser um efeito mais volumoso e despojado, jogue o cabelo para baixo e sacuda.

7. Evite ambiente úmido

O banheiro não é uma boa opção para fazer o processo de ondas, pois o ambiente úmido pode impedir que o cabelo mantenha a modelagem firme. Prefira lugares secos e sem vapor.

8. Finalize com spray

A finalização também faz toda diferença. Aposte em um spray seco, leve e ideal para o seu tipo de cabelo. Ao pulverizar, mantenha distância de, pelo menos, um braço e não exagere para que os fios não fiquem pesados ​​com o excesso de produto.

Back to top